QUEM SOMOS

O Hospital Psiquiátrico Espírita Cairbar Schutel – CASA Cairbar, é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, que atua na área da saúde mental para o tratamento de indivíduos portadores de transtorno mental, visando à reinserção social através da reabilitação psicossocial, tendo como estratégias de atuação: trabalho e renda, formação profissional, inclusão social para promoção da qualidade de vida.

 

...................................


Breve histórico da Instituição


Fundado em 16 de julho de 1.967, o Hospital tem um histórico de acolhimento humanitário e uma trajetória de profundas mudanças baseadas na necessidade de seus usuários e dos 24 municípios para os quais é referência em internação psiquiátrica;
Iniciou seu trabalho ambulatorial em 1.970. Em abril de 1.972, iniciou suas atividades hospitalares, recebendo pacientes egressos de hospitais públicos estatais, como o Sanatório do Juqueri, e até 1.985 trabalhou intensamente no aumento da capacidade de atendimento e na consolidação da estrutura técnico-administrativa, chegando a ter 220 leitos de internação para pacientes crônicos e agudos.
Com o advento da Portaria MS 224/92 institui-se a atenção multiprofissional e os projetos terapêuticos individuais de cada uma das três unidades de internação (Unidade Mental Feminina, Unidade Mental Masculina e Unidade de Dependência Química).
Em 1.995 conceberia a primeira Moradia Abrigada.  A partir de 1.997, a instituição adere ao processo conhecido no Brasil como Reforma Psiquiátrica, repensando seus objetivos, métodos e estratégias, fortalecendo a autonomia das equipes de trabalho e iniciando novos serviços como os Lares Abrigados, as Pensões Protegidas, as Oficinas Produtivas, em 2001, o serviço de Internação-Dia.
Em novembro de 2010 iniciou o Hospital Dia (Oficina de Dependência Química), que se caracteriza como um serviço extra-hospitalar que oferece atendimento especializado e individualizado à população de abrangência local, especificamente aos usuários abusivos e ou dependentes de álcool e/ou outras drogas;
São 40 vagas e conta com parcerias com a rede de Saúde do Município e com Empresas locais. Adquire neste momento características de Hospital Dia, mantendo seu foco na reabilitação para o trabalho;
Em 2013, fecha-se a Unidade de Dependência Química, repensando um novo modelo de assistência nesta modalidade;


Em 2016, contamos com seis modalidades de assistência, quais sejam:

  1. MORADIA: contamos atualmente com 16 moradores entre homens e mulheres. Características: moradores sem vínculo familiar e social, com vários anos de internação e que estão sob a curatela a Instituição.
  2. INTERNAÇÃO: é constituída por 15 leitos na unidade feminina e 25 na masculina.
  3. RESIDENCIA TERAPÊUTICA: Moradia com 11 pacientes, inserida na comunidade, destinada a pacientes com longo período de internação, sem vínculos e referências familiares e sociais.
  4. OFICINAS TERAPÊUTICAS: Funcionam em duas modalidades: Oficina Produtiva, para a produtividade dos itens encaminhados pelas empresas parceiras, sendo esta oficina composta por pacientes com maior autonomia, assiduidade e alta produtividade e Oficina Expressiva, que são atividades direcionadas aos pacientes com maior limitação cognitiva e psicomotora. Contamos com aproximadamente 75 pacientes nas oficinas.

                        Neste sentido, e por razões da nova política de saúde mental, estamos no processo de desinternação dos pacientes moradores, de modo a substituir o modelo de ênfase na doença e passando agora a investir na promoção da saúde, inclusão sociedade através do trabalho, geração de renda e cidadania. Com isso, a internação psiquiátrica que já não mais atende as necessidades do indivíduo acometido de transtorno mental, vem sendo substituídas por serviços de Oficinas Terapêuticas Produtivas e Expressivas, em que o paciente a partir da avaliação de seu perfil e suas habilidades passa a compor uma das modalidades das oficinas terapêuticas, que através de parcerias com empresas como a multinacional Big Dutchman, e as locais, Mac Lub e Indalfa, em que estas empresas encaminham parte de sua linha de produção, para execução e transformação dos produtos e reenvio dos mesmos aos seus fornecedores.
O convênio com as referidas empresas resulta em repasse de valores monetários a partir da produção e retribuição destes valores, sendo assim divididos: 60% dos valores da produção destinados como incentivo financeiro aos pacientes e 40% voltado ao custeio do Hospital. Assim sendo, o paciente recebe seu tratamento multidisciplinar e recebe também o incentivo financeiro, de modo que este indivíduo participe economicamente da dinâmica familiar, bem como receberá um preparo e treinamento para atender o objetivo final do projeto oficinas terapêuticas produtivas, qual seja sua reinserção no mercado de trabalho.
Neste mesmo propósito, firmamos também uma parceria com a empresa Meias Lupo, do qual instalou uma Unidade fabril nas dependências físicas de nossa Instituição e contratou até então 18 pacientes, que são hoje funcionários das Meias Lupo, com todos os benefícios legais e trabalhistas previstos. Há previsão de mais contratações de nossos assistidos.

Oficinas com produção própria da Instituição
Horta Orgânica e Hidropônica: Produção sem agrotóxicos para consumo e comercialização junto à comunidade interna e externa.
Oficina de Reciclagem de Produtos Eletrônicos: Com o intuito de desmontagem destes e posterior venda para geração de recursos na correta destinação deste tipo de resíduos, e na disposição final de rejeitos.

 
 

CASA Cairbar Schutel

Av: Cairbar Schutel, 454 - Jardim Arco Iris

Araraquara - SP

Fone: (16) 3322-4466

Email: casa@casacairbar.org.br