Uma nova jornada
Da estigmação da doença, à reabilitação e cidadania através do trabalho.
A partir de 1.997, a instituição adere ao processo conhecido no Brasil como Reforma Psiquiátrica, repensando seus objetivos, métodos e estratégias, de forma a ir além da exclusividade da internação psiquiátrica, rumo ao fortalecimento da autonomia das equipes de trabalho e iniciando novos serviços alternativos, tais como os Lares Abrigados, Pensões Protegidas e as Oficinas Terapêuticas, que naquele momento, denominou-se Oficinas de Laborterapia.
Atualmente, denominado de Serviço de Oficina Terapêutica Produtiva, tem a finalidade de promover a reabilitação e a reinserção social desses usuários com transtorno mental, através da geração de renda e trabalho e, por último a inserção no mercado de trabalho. Tais atividades vêm de encontro com a vocação natural da instituição em prestar serviço de qualidade na área de Saúde Mental.
Diante deste processo de desenvolvimento humano e cuidados em suas necessidades especiais, a CASA Cairbar, no último dia 05 de abril de 2019, concretizou o auge dos objetivos promovidos pelo tratamento oferecido aos assistidos, bem como o preparo através do trabalho e por fim, a inserção nas empresas parceiras. Assim ocorreu com a parceria estabelecida com a Lupo S/A, no cumprimento da Lei de Cotas, em que os pacientes avançaram para o último estágio da reabilitação pelo trabalho na sua incorporação na própria Unidade da empresa, com todos os seus direitos legais e trabalhistas garantidos.
18 ex-pacientes, agora funcionários da Empresa Lupo S/A, dão início a sua inserção na Unidade fabril.
O caminho da Reabilitação Psicossocial proposto pela CASA Cairbar Schutel
A meta é a promoção de habilidades de auto-controle, disciplina, ajustamento psicossocial e desenvolvimento de habilidades profissionalizantes. Cabe destacar ainda, que os usuários dessas oficinas, recebem incentivos financeiros mensais.